domingo, 8 de janeiro de 2006

Má notícia: começou a campanha. Boa notícia: acaba a 22.

Começou às 00:00 a campanha eleitoral para as presidenciais de 22 de Janeiro. Se até agora a única novidade foi a subida desproporcionada do candidato da direita, o estado das coisas parece que só se vai alterar se acontecer algo de relevante, que penalize Cavaco Silva. As pessoas estão a encarar esta campanha como uma espécie de reality show. Cavaco faz aqui o papel de José Castelo Branco, sem as afectações. Se neste caso, ele ganha apenas pela simbologia, já a candidata a primeira-dama perde em todos os pontos. Consegue ser pior do que Betty Grafstein. Mas o eleitorado parece gostar de figuras sem graça e politicamente absurdas. Num país em que uma desgraça nunca vem só, é vê-las diariamente em grande destaque nos jornais a serem avidamente consumidas, só nos faltava mais esta, a acreditar nas sondagens: apanhar com cinco anos de cavaquismo presidencialista. Se durante os seus governos foi o descalabro que todos nos lembramos, sem esquecer os seus indescritíveis ministros, vamos agora ter agora direito a um bónus: apanhar com a sua inenarrável Maria. Passará de imediato para o primeiro lugar do Top 25 da primeira-dama mais kitsch da Europa. É tão sexy e galvanizadora como a Elena Ceausescu. O casal da Vivenda Mariani vai ser tão bom para a credibilidade de Portugal lá fora como o caso Apito Dourado. Vai trazer tanta lufada de ar fresco à vida política como a febre das carraças. Não se percebe esta doentia atracção pelo abismo que reina neste país. Porque será que há cada vez mais pessoas a pirarem-se para o estrangeiro? Será receita médica?

7 comentários:

Anónimo disse...

Quando o CCB abriu, para servir como sede da presidência da União Europeia, todo o equipamento tinha sido desenhado por Daciano da Costa, o designer português com mais obra reconhecida (e que faleceu há pouco tempo). Maria Cavaco mandou retirar os móveis do gabinete do marido, então 1ºministro, por não gostar deles. Significativo.
Marlon

Anónimo disse...

A senhora ia de carro blindado dar aulas na Católica, como se vivessemos na América Latina. È uma tosca armada em arrogante como não poderia deixar de ser. É um mau cartaz para o país, tanto ela como o seu inqualificável marido.
JL

Anónimo disse...

É preciso ter calma, uma vez que o jogo ainda não terminou. Haja esperança, caso contrário caímos na esparrela dos pessimistas e das noticias catastróficas. I´m still a believer. Maningue.

Anónimo disse...

"Cavaco Silva quer salários mais altos na política.

Cavaco Silva defendeu ontem, em entrevista à RR, a necessidade de aumentar os vencimentos dos titulares de cargos políticos, de forma a atrair os melhores profissionais para a governação do País." - Lusa

A coisa está a compor-se. Isto faz lembrar velhos tempos, não?

graziela disse...

Aníbal e Maria, pode? oxalá aconteça qualquer coisa de relevante durante a campanha.
graziela

Anónimo disse...

Essas cenas de Seguranças não são medo, são pelintrice.Quando o Homem regressou ao BP pôs 2 Seguranças á porta do Gabinete(!), a Maria pediu á Católica que a janela da aula fosse á prova de bala, no ultimo congresso do PSD a que foi entrou rodeado de 4 seguranças,foi a um concerto em Viena pago pela Nestlé ,- marqueting para os presidentes subsarianos - a que ninguém sério vai,etc,etc,....foi a churrrascos no Algarve de fato azul escuro e a Maria de vestido até os pés, e os outros de calções e chanatos.....é o tipico SÉRIO da cultura SALAZARISTA, é o que ele é.
Aliás se não tivesse acontecido o 25/4 onde estava este homem?

Anónimo disse...

Pior do que um António Oliveira Salazar é um Aníbal Cavaco Silva...
Pior do que a ditadura é uma democracia Cavaquista...