Que Martin Scorsese é um grande realizador já todos sabemos. Mas que é um melómano e que gosta de documentar os caminhos da música popular norte – americana já poucos sabem. Nasceu em Nova Iorque, em 1942, cresceu em Little Italy e o bichinho da música sempre o perseguiu. Assim como o cinema. Mas, desta vez vou destacar a sua costela musical. Dois trabalhos recentes de enorme qualidade, acabados de chegar às prateleiras, e duas referências. Tudo disponível em DVD.
Bob Dylan: No Direction HomeÉ conhecida a aversão de Dylan às entrevistas e às biografias. Neste documentário, Scorsese faz uma investigação da vida de Bob Dylan, desde as suas origens no Minnesota, passando pelo seu trajecto no meio folk, até à ascensão e à glória. Quando já era considerado uma espécie de guru da protest song, eis que o novo messias liga a guitarra à corrente e cria um desgosto enorme aos seus fans, que ainda hoje perdura. Isto em 1966. E é aqui que termina esta parte da estória. É possível que venha aí mais. Está muito bem contada, documentada e é explicada pelo próprio Bob Dylan. Uma raridade e um must.
The Blues - A Musical Journey Foi uma série produzida para o canal público de televisão norte-americana PBS, que saiu agora em DVD. Sete para ser mais preciso. A série é produzida por Martin Scorsese, que assina o primeiro episódio. Chamado “Feel Like Going Home”, conta a história de um jovem músico negro do Mississippi. E leva-o a África para poder sentir as raízes e a alma mais profunda dos Blues. Tem interpretações musicais de John Lee Hooker, Salif Keita, Taj Mahal, Ali Farka Toure e Muddy Waters, entre outros. Scorsese confessa: "eu sempre senti uma grande afinidade com os Blues, é uma cultura fascinante de contadores de estórias. Os Blues provocam-me uma ressonância emocional muito forte." Aqui está a lista total da série, só para fanáticos:
1.Feel Like Going Home - Martin Scorsese
2.The Soul of a Man - Wim Wenders
3.The Road to Memphis - Richard Pearce
4.Warming by the Devil's Fire - Charles Burnett
5.Godfathers and Sons - Marc Levin
6.Red, White & Blues - Mike Figgis
7.Piano Blues - Clint Eastwood
Nos anos 70, Martin Scorsese realizou dois filmes importantes:
The Last Waltz, de 1975, é o adeus de um dos grupos mais importantes dos anos 60 e que acompanharam Bob Dylan durante uns tempos: The Band. Conta com participações de Neil Young, Bob Dylan, Muddy Waters, Eric Clapton, Van Morrison, Joni Mitchell, entre outros.
O segundo é uma homenagem à música da sua cidade: Nova Iorque. New York New York, de 1977, é um tributo às sonoridades que ecoam nos tijolos da Big Apple. Robert de Niro e Liza Minnelli encarnam duas personagens com a mesma paixão, mas com gostos musicais diferentes. Ele é Jimmy Doyle, um jazzman obcecado pela perfeição e ela é Francine Evans uma obcecada pela Broadway e pelo Music Hall.
Have Fun!
Have Fun!


7 comentários:
Sr. postador, para quando uma musiquinha a abrilhantar
o texto?
Quanto ao resto, well done!
Não sei pôr músicas.
As investigações já duram há meses e nada.
Se o meu caro amigo souber, ou conhecer alguém, que domine a técnica de colocar músicas ou videos no blogue, prometo-lhe que vai ter surpresas agradáveis.
Qualquer informação pode ser dada aqui, nos comentários, ou no mail do blogue, que está no link que diz Correio, em cima à direita.
Um abraço.
Dá para sacar da net?
Antonio oliveira, obrigado pela quantidade de informação ue posta.
Ao Scorsese só falta o Óscar ou então... tavez não... ;)
Estimadíssimo António Oliveira:
25.11.75 não te diz nada?
Eu perdi.
Aguardo o privilégio de um post teu sobre o tema.
Saudações revolucionárias.
A luta prosegue, a vitória é provável!
Eu também perdi... e depois perdi sempre... não me lembro de ter voltado à rua a vitoriar nada... nem o desgraçado do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez... condição de minoria.
Mas a luta continua!
Enviar um comentário