domingo, 20 de novembro de 2005

Contos de Natal

Tenho 20 anos e por vezes vivo em casa do meu pai. Um cinquentão divorciado com queda para os copos e para amores infelizes. Sinto por ele pena, raiva, ternura. Coisas de filha. No último fim-de-semana passou as marcas. Tive medo. Chegou a casa às 4h da manhã com uma mulher estranhíssima. Uma trintona, estilo freak das Avenidas. Ele muito formal, ela muito simpática. Quando, no acto das apresentações, ela insistiu que a nossa cadela de dois anos era um mastim de dois meses, percebi que era doida. Não a contrariámos. Cá em casa somos educados. Quando às 6h da manhã, numa insónia, fui à cozinha beber água e a vi, fascinada, como na descrição de João de Deus, na Cartilha, a olhar, não para uma serpente, mas para uma faca de cortar presunto, fiquei em pânico. Que fazer? Chamar a polícia? Os bombeiros? Um psiquiatra de serviço? Acordar o meu pai? Fechei-me no quarto com a cadela. Não preguei olho. Tive remorsos. No fim do dia o meu pai estava vivo. Desta não o mataram com um picador de gelo, neste caso, com a faca do presunto. Fica para a próxima. O meu pai é responsável por estas minhas ralações.

Josina MacAdam

21 comentários:

Armando Rocheteau disse...

A minha amiga Josina, com a frescura dos seus 20 anos, aceitou juntar-se a este nosso grupo.

Acordámos numa colaboração semanal, saindo hoje o seu primeiro conto de Natal.

Força Josina!

Anónimo disse...

Força Josina!!!

Anónimo disse...

Há sexo?

Bill disse...

Mas a tua cadela é um mastim de dois meses.

André Carapinha disse...

Quero dar um grande beijinho e as boas-vindas à minha grande amiga Josina MacAdam.
Certamente que vais acrescentar muito ao nosso blog.
Mas havemos de falar pessoalmente sobre o assunto em breve, no sítio habitual. Até lá, Josina.

Anónimo disse...

há incesto?

Armando Rocheteau disse...

Tanto quanto sei não haverá nem sexo, nem incesto. Caro anónimo, vá lendo "Os Maias". Pode tentar também o Henry Miller. Quem sabe se a leitura da "Maria" não satisfará esses seus tão primários instintos. Vá voltando

Anónimo disse...

Ó Josina,

Com 20 aninhos e já tão espertita!

Anónimo disse...

Gostei da estreia! Força Josina!

Anónimo disse...

MacAdam é um nome traumático e diabólico. Compreendo-a, moça. Mas penso que, no fim, vai acabar por matar o seu pai com um picador de gelo, não com uma faca. Eu sinto-o. E olhe que o seu futuro não é risonho, digo-lhe, de mulher para mulher. Tem uma forma de pensar que mais parece ter 50 anos. O seu paizinho maltrata-a? Já pensou interna-lo num hospital psiquiátrico?
Despache-se ou será tarde de mais.

Anónimo disse...

Haverá nome mais traumático que o Josina?
Há. Graça, por exemplo. Madame Mandela. O que até teria graça não fosse, por força dos contratos de casamento, terem mandado os boers ocupar zonas de Moçambique.
Concordaria com a proposta de mandar o pai da Josina para um hospital psiquiátrico, não fosse a Medicina, e a desses especialistas em particular, uma horda fascista.
Os pais dos Vladimiros? Dos Salazares? Para onde iriam?
Será um Cavaco Silva melhor pai e avô do que um MacAdam?
E porque é que é um anónimo, visitante de um blogue de esquerda, propõe que um pai seja internado? Tendências totalitárias? Desejo de ser sodomizado pelo pai?
"A mente tem abismos insondáveis"
E, para terminar, gostava ainda de dizer que os 20 anos que conheço são no "chão da revolta, profundas sementes". Conheço muitos!

Anónimo disse...

Há mentes realmente muito tortuosas... comentários...para quê?
Gostei da história e do estilo.
Boa sorte Josina, escreve mais.
bjs
Annie

Anónimo disse...

Já a algum tempo que não passava por este blog. Mas parece que o Bakunine anda com a "sodomização" entalada na garganta, pois é um argumento"insulto"
que utiliza repetidamente.
Liberte-se.!. pode doer, mas não tanto como a Josina ter que suportar uma amiga do pai que acha que uma cadela de dois anos é um mastim de dois meses.
Que o "chão da revolta" seja criado pelo próprio e não imposto por outro.
" A mente tem abismos insondáveis", o pai da Josina que se aguente com os seus abismos, e não os partilhe com quem não os pediu!!!

Anónimo disse...

Em nome da "esquerda" não se pode fazer tudo.
Eu aconselho a Josina a utilizar um picador de gelo.

Anónimo disse...

Aquilo que mais me incomoda quando por cá passo é constatar que há quem não tenha humor, não tenha inteligência, não tenha leituras.
Mas há quem cá volte para ser enrabado com alguma frequência.
Calculo que deve dar algum gozo. Mas deixe-se de tirar e dar lições de moralidade, sua besta anónima e paneleira. Aproveite o conselho e meta o picador pelo cu acima.

Anónimo disse...

Contenha-se, sr. Bakunine, não percebo o porque de tanta histeria.
Parece que quem lê pouco é você. E começe já que lhe está a escapar o tempo e olhe que vale a pena, pois ficará com a cabeça mais arejada e poderá começar a deixar de lançar clichês sem sentido. Perante a pergunta que você faz: Será um Cavaco Silva melhor pai e avô do que um MacAdam? Você já respondeu e como um sodomizado traumatizado.

Anónimo disse...

Não sou filho nem neto de qualquer dos dois(Cavaco e MacAdam).
Mas vexa não tem pai que pudesse ter conhecido, nem avô.
Percebe-se em si o ponto de vista de um bastardo anónimo. Acredite que passei a considerá-lo de outra forma. Vexa é visita assídua deste blogue. Eu também. Ler não areja a cabeça. Leia Freud e Sartre. Talvez o ajudem a interpretar-se.

Anónimo disse...

(...)
Foi o salazarismo que nos ensinou a irresponsabilidade -- reduzindo-nos a crianças, crianças grandes, adultos infantilizados.

José Gil - "Portugal, Hoje: O Medo de Existir"

Anónimo disse...

Senta-te aí

Está na hora de ouvires o teu pai
Puxa para ti essa cadeira
Cada qual é que escolhe aonde vai
Hora-a-hora e durante a vida inteira

Podes ter uma luta que é só tua
Ou então ir e vir com as marés
Se perderes a direcção da Lua
Olha a sombra que tens colada aos pés

(...)
João Monge

Anónimo disse...

... tanta coisa para nada, Grande Josina, continua.

Para os incréus que desconhecem o sentido da vida e blá blá blá blá e só se fiam nos picadores e merdas do género...
MacAdam ,leia-se: macadâme, o mesmo que asfalto, alcatrão com pedra, estrada alcatroada.

Josina MacAdam, beijinhos.

Fátima Santos disse...

li no 2+2=5 e adorei: ri às lágrimas e já agora deixo o convite: passe a ler isto e tenha um bom dia...de risos!!