sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Mandela líder de um governo mundial

Nelson Mandela é o político preferido para chefiar um hipotético governo mundial. Pelo menos para as pessoas que seguiram e votaram no programa da BBC “ Who Runs Your World?”. E foram mais de 15 mil, os votantes de todo o mundo que consideraram o ex-presidente da África do Sul como o mais capaz de liderar um executivo global.
As pessoas eram convidadas a escolher 11 entre 100 personalidades propostas. Estas integravam-se em quatro categorias principais: pensadores, lideres, economistas e uma categoria avulsa, subdividida em quatro: políticos, design, artes e desporto. Portugueses nem vê-los. Nem mesmo o José Mourinho no Sports!
No final, depois de somados os votos, o resultado foi o seguinte:
1 - Nelson Mandela
2 - Bill Clinton
3 - Dalai Lama
4 - Noam Chomsky
5 - Alan Greenspan
6 - Bill Gates
7 - Steve Jobs
8 - Desmond Tutu
9 - Richard Branson
10 - George Soros
11 - Kofi Annan
Mandela tem quase 200 anos. É um avozinho simpático, mas está fora da corrida. Os outros, please. Afinal, a crise de valores é mundial. É incrível que sejam estes os sujeitos que inspiram mais confiança às pessoas para governarem o mundo.

14 comentários:

CAA disse...

Também estou de acordo consigo.
CAA

André Carapinha disse...

Chomsky inspira-me confiança

Anónimo disse...

Também não queria o Mandela, um avôzinho com quase 200 anos, para " me " governar.
O que apreciarei para sempre, é a sua forma de estar na vida...Valores?

Anónimo disse...

É de facto altamente preocupante, mas ao mesmo tempo significa o que eu mais temia, ou seja o processo de estupidificação global está a surtir efeito. A ausência da competição entre blocos políticos, uma e única superpotência global, os EUA e o resto é conversa de chacha, a falta de grandes causas, uma educação demasiadamente ou totalmente tecnicísta desumanizada, a resignação, comodismo e apatia que se apoderaram de grande parte da população com direito a "opinião", e que só pensa em sobreviver, conduzem-nos a votações e surreais e absurdas como aquela que é mostrada neste post. Infelizmente tenho que acreditar que algo propositado e planeado é a causa deste estado de coisas. Espero estar enganado.

Anónimo disse...

O António está numa crise de meia-idade.

Será que a próstata se aguenta até aos oitenta?

Quando era puto pensava que aos 40 já não se fodia.

Lembrem-se do poema da Adília Lopes:
"Quem fode
fode
fode
quem pode"

Anónimo disse...

Brinca, brinca que te fodes,
Já dizia o velho Heródes.
Como o velho Heródes já morreu,
Quem te fode sou eu.
(Popular)

Anónimo disse...

Bakunine.
Conseguiste fazer o comentário mais senil até agora no blog.
Parabéns pela tua juventude.

Anónimo disse...

Eu apensar que o Bakunine era um anarquista...Parece que afinal é um puto com borbulhas.

Anónimo disse...

Isto está giro!
Família onde ninguém grita é uma família "podre".

Pelos nomes propostos esta lista vale um caracol. São amigos a perguntar amigos.
É o que se chama uma conversa "redonda", isto é, não tem ponta por ondese lhe pegue.

Mas tem uma virtude: demonstra, definitivamente, que Mandela
é o negro mais branco do mundo,
como Vinicius era do Brasil.

Anónimo disse...

Neste blog em que, contrariamente ao que é uso nas culturas africanas, os mais velhos são menosprezados, há uma série de gente que reage às minhas provocações, como se estivesse a responder a um toque rectal.

É esse, pelo menos, o caso do António, que manda o JGuitar responder-me. Há nicks fodidos.

Seja jovem. Não se preocupe com a próstata. Use clearasil. E quando tiver que fazer o exame, peça que untem o dedo, com que o tocam, com vaselina.

No hard feelings. Aos oitenta ainda se fode. Em nome do Mário, de Mandela, e de todos aqueles a quem a idade apurou a ténica e a arte.

Anónimo disse...

Bakunine.
V. lá sabe como se responde a um toque rectal. É uma obsessão ou uma prática já natural e normal em si? Tenho impressão que algum lhe deve ter chegado ao cérebro. Só assim se entende o desarranjo.
De facto se a senilidade pagasse imposto v. estaria a pedir esmola. Tenha juízo, e dedique-se ao sky diving. Talvez a essa velocidade lhe entre algum ar fresco nesse cérebro, que dá sinais de estar a ficar mirrado.

Não sei porque fala em nome dos africanos, mas posso dizer-lhe que v. não é desprezado por ser velho, mas apenas por ser tolo.

PS. Já agora diga isso também ao seu amigo Armando, mas não se apresse, apenas vá andando...
E diga-lhe para se atirar ao rio.

Anónimo disse...

Quanto ao conteúdo do post, penso que nenhum daqueles senhores daria um bom líder mundial. Para mim, uns são excluídos por serem muito tecnocratas e outros por representarem apenas alguns sectores da sociedade. Também há aqueles que já prestaram provas e não passaram.

O que se pretende não é baralhar as cartas e tornar a dar o mesmo.
O mundo precisa de líderes que sejam capazes de enfrentar os problemas actuais com propostas novas e por um pouco de ordem em muitas coisas. Na economia, por exemplo. Porque nunca houve ricos tão ricos como agora. E tanta pobreza.

Para mim uma boa surpresa veio da Noruega. Gostei das soluções propostas pelo novo governo. Surpreendentes, num dos países com melhor nível de vida do mundo.

É óbvio que os outros países não têm as potencialidades da Noruega. Por isso é que são necessárias pessoas com novas ideias, centradas num objectivo: diminuir o fosso entre ricos e pobres e tirar meio mundo da miséria total.

Isso só pode ser feito com candidatos criativos, ousados e ao mesmo tempo com os pés bem assentes na terra.
É dificil e utópico? A vida é feita de desafios. Basta olhar para a História. Estamos em plena revolução tecnológica e o futuro é já hoje. O grande salto que o mundo actual está a dar, não é, nem deve ser, para meia dúzia de iluminados. Esse é o desafio.

Anónimo disse...

Caro JGuitar
1º Esclarecimento. Nunca falei em nome dos africanos. Falo sempre em meu nome. Referi foi culturas que respeitam os mais antigos.
2º Em relação ao conteúdo do seu post. Daquela lista, para si, ninguém serve. V. é um homem exigente. Já agora seria interessante saber a sua resposta ao questionário. Teria a vantagem de saber com quem fantasia.
3º Dê V. os recados ao Armando.
4º Cuide da sua próstata! Se lha extirparem V. perde a piada. A sua prostática reacção aconselha a que tenha cuidados e caldos de galinha.
5º Deixe de sonhar com a Noruega. Saudades das renas e do Pai Natal?
Por último, lembre-se do António que vai a todas e assim nos encoraja.
P.S. Senil é aquele seu amigo sindicalista, que em tempos jogou na bolsa, e que, tendo perdido, acusou o sistema de ser capitalista.
Abraço

Anónimo disse...

Bakunine.
Como vê a prática democrácia faz bem. O radicalismo da social democrata que v. pratica é inexplicável. V. tem um fraco e esse é o seu calcanhar de Aquiles: é um fervoso adepto da politica geriátrica.

Não tenho nada contra isso e fico admirado consigo, até porque tenho idade para ser seu pai. Mas o mundo não pára, o pai Natal não existe, Marx andava a comer a criada contra a sua vontade e eu também não me ando a sentir lá muito bem.
Mas dou-lhe um conselho: acredite nos mais novos. E veja que entre Mandela, Soares, Chomsky e o Clinton até prefiro o Dalai Lama. Porque é o que percebe menos do assunto, mas assume isso.
Mas mais do que pessoas são necessárias ideias novas. Coisa que rareia.
PS. Quanto ao António e ao Armando eles que se entendam.
DEsafio-o para um duelo. Escolha v. a marca de cerveja ou de vinho. O local está escolhido à partida. A hora, a do costume.