Com a publicação do décimo da série, encerramos os Aforismos Liberais. Esta exaustiva pesquisa de síntese deixa-nos com uma verdadeira cartilha, algo como os Dez Mandamentos do Novo Liberalismo. Que relembramos, agora compilados, como memória futura e guia de acção das novas gerações, para que se possa, enfim, concretizar a revolução "liberal", que nos promete, todos os dias, o Sol na Terra. Só uma nota: se algo aqui parecer contraditório, é tão só por desconhecimento da fonte - significa apenas que não se estuda com afinco o que todos os dias se publica por aí, em blogues "liberais". Eis os ensinamentos da Luz:
1 - É natural existirem pessoas mais ricas, e outras mais pobres. O facto de nós, que o dizemos, pertencermos às mais ricas, é uma circunstância da vida que em nada nos afecta a clarividência de o dizer.
2- Os socialistas enganaram o povo com ilusões de igualdade através de revoluções. Já nós, não vendemos nenhuma banha da cobra quando prometemos a prosperidade para todos dentro deste sistema.
3- O tipo de sistema em que vivemos é o socialismo.
4- Salazar pode, em certos aspectos, ser considerado um liberal.
5- O liberalismo não é a favor nem contra a democracia, ou seja, não é a favor nem contra a ditadura, porque para o liberalismo o que interessa é que o mercado funcione. O mercado irá gerar riqueza, e isso é mais importante que vivermos em democracia ou em ditadura.
6- Se analisarmos a fundo, vemos que o interesse do produtor é o mesmo que o do intermediário e o do consumidor. Idem para os patrões e os trabalhadores.
7- Os gestores e administradores põem sempre os interesses da empresa acima dos seus interesses pessoais, de outro modo são, mais cedo ou mais tarde, postos de lado pelo mercado.
8- Qualquer problema económico, em qualquer lugar, sob quaisquer circunstâncias, deve-se sempre à falta de liberalismo.
9- Todos os cidadãos escolhem livremente. Não há assimetria de informação. Nenhuma escolha num mercado livre é condicionada. A informação que existe é aquela que os agentes do mercado, livremente, decidem transmitir. Logo, é livre. Deste modo, todas as escolhas são informadas, visto que a ausência de informação pode ser, neste sentido, considerada um incremento de informação.
10- O mundo é tal e qual como se vê.
7 comentários:
Como liberal social, não estou nada de acordo com estes mandamentos.
Com efeito. Salazar pode, em certos aspectos, ser considerado um liberal. Também podemos dizer que que Marcello Caetano era um perigoso esquerdista. Outras fontes dirão mesmo que o Almirante Américo Thomaz era um verdadeiro anarquista, depois de ter rompido com o PCP!
Ao 1º anónimo: estes aforismos não são destinados aos liberais sociais.
Ao 2º anónimo: está a faltar-lhe a fonte. Leia o Insurgente ou ao Portugal Contemporâneo, e depois diga-me qualquer coisa. Não sou eu que o digo, são os "liberais" que o dizem.
Mesmo sem saber se faço parte do grupo de visitantes a quem este post é destinado, permito-me dizer que gosto particularmente do último aforismo. É um descanso.
Sei que apenas se trata de uma caricatura, mas ainda assim vou perder uns minutos a refutar:
1. sou liberal e não sou rico, pelo contrário...
2. os liberais não prometem nada, apenas que se se minimizar o Estado e se der liberdade de actuação aos indivíduos, alcançar-se-à uma maximização do bem estar
3. é social democracia
4+5. estar a tomar as opiniões de certas pessoas que se dizem liberais como a verdade para o todo dos liberais é o mesmo que se tomar um socialista que diz que Estaline foi o farol da revolução socialista e que a Venezuela, Cuba, Bolívia e Coreia do Norte são regimes democratas
6+7. epa, mas não percebem! Os interesses de cada indivíduo são TODOS diferentes! Cada um persegue o seu consoante os meios que escolhe livremente!
8. 90% dos problemas económicos graves devem-se à falta de liberalismo; os outros devem-se a meros desequilíbrios temporários do mercado no seu ajustamento permanente. O mercado tende para o equilíbrio mas nunca está verdadeiramente em equilíbrio... Situações irracionais ocorrem e são corrigidas mais ou menos violentamente. Entrar a comprar acções numa bolha especulativa em que deixou de se ligar aos fundamentais das empresas pode dar muito dinheiro mas mais cedo ou mais tarde a correcção será respectivamente menos ou mais violenta...
9. xiça, mais uma que ainda não conseguiram meter na cabeça! TODOS os mercados se caracterizam por uma
permanente assimetria de informação! No limite, nem que a mesma exacta informação esteja disponível a todos os agentes, a avaliação dessa informação é diferente para cada agente! O mercado, particularmente o preço traduz a todo o momento o equilíbrio em virtude da assimetria de informação que existe e é o melhor meio para diminuir essa assimetria: se sai uma má notícia para o BCP mas as acções sobem, não vou vender, vou comprar mais! É o preço a variável mais transparente e que permite reduzir a assimetria de informação existente.
10. De boas intenções está o inferno cheio!
Fantástico!
Que resumo bem feito!
É claro que haverá sempre quem refute com argumentos como: "não sou rico, sou riquinho" e outros que tais.
Um bocadinho de Antigo Testamento não caia nada mal no mercado.
Enviar um comentário