domingo, 3 de dezembro de 2006

TLEBS?... Não, obrigado.

Recém-chegado, folheio o último número do JL. Ali se escreve sobre a TLEBS (Terminologia Linguística para os ensinos Básico e Secundário). Soube, também, que há por aí um abaixo-assinado contra a dita TLEBS. Acho bem e desde já podem contar com a minha assinatura.
Após quase 16 anos a leccionar a disciplina de Oficina de Expressão Dramática vi-me, no presente ano lectivo, compelido - mercê de sucessivas reformas - a leccionar a disciplina de Português. Para além de nem me ter sido dada a oportunidade de efectuar qualquer tipo de reciclagem e actualização, vi-me perante manuais que usavam termos que me eram completamente alheios.
Recuei vinte e muitos anos no tempo e cheguei ao meu primeiro ano como professor. Nessa altura a disciplina de Português vivia sob o jugo da gramática generativa: árvores e sintagmas e uma confusão danada... Os alunos vinham do 2º ciclo com diferentes aprendizagens em termos gramaticais, ninguém se entendia.
E agora, duas décadas depois, vem esta aberração.
Tanto quanto me foi dado saber poucos professores de Português dominam efectivamente estes conceitos já que, na prática, não tiveram formação suficiente para leccionar de forma segura estes conteúdos.
Anda este Ministério a brincar com o nosso Ensino.

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Aqui temos quem preferia leccionar a "sua" disciplina de Oficina de Expressão Dramática, que provavelmente tem pouco de Português e muito de Inglês dos States, ao invés de se meter em trabalhos ditados por quem lhe paga. E, nem sequer percebeu que a tenebrosa aberração TLEBS até poderá ser a sua tábua de salvação e de outros que não sabem nadar ou já perderam a musculatura... A ausência durante 3 décadas de terminologia permitiu a profusão de manuais, que as editoras agradecem, e a panóplia de termos que confundem as já paupérrimas mentes que pululam nas escolas.

André Carapinha disse...

Presume-se que a disciplina de Oficina de Expressão Dramática não seja digna de ser paga com "o dinheiro dos contribuintes"... Talvez o iluminado Mário de Fátima nos possa explicar que matérias são essas que merecem a dignidade do "dinheiro dos contribuintes".

Armando Rocheteau disse...

Aproveito para acrescentar. O Fernando na OED fez um belíssimo trabalho. É actor, dramaturgo, encenador. É licenciado em Estudos Portugueses. Investiu a expensas suas, num mestrado, para melhor servir numa área aberta pelo ME.Trabalhou com alunos. Sabemos como a OED contribuiu para que se sentissem melhor com o domínio da nossa língua. Está revoltado. Estou com ele. Tem ainda uma enorme qualidade que é a de ser professor, antes de ser professor disto ou daquilo. Na questão da TLEBS não tem razão.

Mas, já agora haja memória. Entre 1984/86 fui prof. de Português. Hoje as coisas estão melhores.

Armando Rocheteau disse...

Tive um rebate de consciência. As coisas estão piores. Não é o Mito da idade do Ouro. São hoje outras as mitologias. A Escola é o espelho delas e do país que temos. Mário: Vá a Fátima!