terça-feira, 14 de março de 2006

Morre em Londres a 14 de Março de 1883
*
"Um problema só surge,
quando estão reunidas todas as condições para solucioná-lo."
Karl Marx

13 comentários:

Anónimo disse...

É da família do Mad Dog?

Anónimo disse...

Não.
É convidado de Los Santeros para sessões de esclarecimento sobre neoliberais e outros tais

luis

Anónimo disse...

Comentei a efemeride do Marx no post sobre nuestroshermanos. FAR

Anónimo disse...

Afinal Marx andava a comer a empregada ou são só boatos?

maloud disse...

Há um livrinho da Françoise Giraudoux, que comprei e li numas férias, que tenta descrever essas intimidades do Karl. A senhora não era fan, e não me lembro do titúlo. Também não sei se está cá por casa ou se o deixei no Languedoc-Roussillon. Veja na net.

Anónimo disse...

Marx não foi aquele senhor que mostrou como aparecia a mais-valia?

Anónimo disse...

Daniel Guérin sobre Marx: " Um dos principais méritos dos escritos de juventude de Marx, foi, sem dúvida nenhuma,de ter colocado o princípio de que " a abolicao da propriedade privada e o comunismo nao se podem confundir",de que a estatizacao da propriedade nao é senao a "generalizacao"da propriedade privada, produtora de alienacao; ,e que, por conseguinte, um comunismo que se contentasse com um tal estado de coisas e que mantivesse o salariato, nao poria fim à alienacao do homem ".Guérin cita as luminosas críticas de Naville, e reenvia para o livro deste publicado em 1968, " De l´ álienation à la jouissance ".
Post-scriptum: Impunha-se o separar das águas e referenciar alternativas radicais ao "marxismo soviético ", felizmente já derrotado em 1991.Portanto, a tradicao libertária- marxista ou anarquista- nunca se esbateu... e nem as comemoracoes lhe podem tirar
ímpeto. Honni soit qui mal y pense.
FAR

Anónimo disse...

" As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais." KMarx

Como se comprova, após mais de um século passado...

Anónimo disse...

Marx, um artista à portuguesa. Casado com uma princesa. Deixou filhos morrerem à fome. Pôs o Engels a perfilhar os filhos da criada. Teve umas teses sobre a alienação. Com Pol Pot o marxismo teve o seu esplendor. Neste blogue de esquerda espanta-me a quantidade de gente que, passado tanto tempo, ainda se não libertou do totalitarismo.

Anónimo disse...

Viva o marxismo. Abaixo o Leninismo.

Anónimo disse...

Todo o marxismo desaguou no leninismo e no estalinismo.

Anónimo disse...

bakunine estás histérico!

Anónimo disse...

Fico histérico com quem ainda acredita nos amanhãs que cantam. Mas também fico enternecido. Quanta ingenuidade! Será mesmo ingenuidade?