domingo, 25 de dezembro de 2005

Natal, 2+2=5

Trinta SMS de Natal, todos iguais, enviados para a lista dos "amigos". Amigos são os que estão na lista de contactos do telemóvel, se acaso tiveres outro que não esteja, faze-lo depender dos humores do momento. Isso não pode ser!
O Natal numa cidade pequena: à tarde todos aparecem nos mesmos sítios, hordas de gente. À noite não se vê vivalma. De madrugada, por todo o lado, noctivagos.
Há aqui algo errado. Há aqui alguém que eu esperava bem disposto mas que está deprimido. Há aqui muita gente deprimida. Porque não estão todos tão bem dispostos como eu?! Comeram? Beberam? Encontraram (- se)?
Rewind: compras de última hora. Eu não compro nada porque a minha última liberdade é a de onde gastar a minha massa. E eu prefiro gastá-la comigo.
Isto embora esteja muito agradecido a quem me ofereceu todos os CDs do Fausto e ainda a Elis em Montreux com o Hermeto. Aleluia para essa alma! É capaz do que eu não sou, e é por ela que ainda acredito. Mas eu não acredito.
Há uns anos, quando era um freak que escrevia poemas, escreví um que começava:

"As luzes não se apagam, impedindo os sem-abrigo de dormir"

Mas isso era quando eu ainda dava importância a isto do Natal. Agora sou um cínico. Limito-me a comer, beber, encontrar (-me).

(poema de Natal dedicado a ela sabe bem quem)

ESTE HOMEM

Por todos os lados onde se situa
Aquela paixão pelo universo
Onde fixa o ponteiro do pensamento
Onde estamos não tão sós como agora
Por todos os sinos que replicam
Pelos pecados da natureza
E todas as ondas sejam uma em mim
Seja eu, o outro, o mais profundo
Todos os dias e todas as noites
Sejas tu, o mais amante de nós
Este homem!

E quando somos homens tranquilos
Olvidamos o ruído e beijamo-nos
E quando no mais endógeno nos encarceramos
Á procura do espaço e do tempo
Em roda…

E se eu e
Tu fossemos um só
E só por uma vez
Este homem fosse um Homem
Em modo de se ver ao espelho no rio
Quando no rio todas as coisas aparecem
Em modo de tudo
Como se tu e eu fossemos nada
Só por esta vez…

Sem comentários: