A 18 de Abril de 1980, a Rodésia mudava de mãos e de nome. A transição acontecia quinze anos depois da minoria branca ter declarado unilateralmente a independência. Foi a Robert Mugabe que coube a tarefa de reafirmar a sua independência, desta vez sob o nome de Zimbabué. Passados 26 anos, o país atravessa uma grave crise económica e alimentar, iniciada com a reforma agrária, que expropriou 4.500 fazendeiros brancos. Rapidamente Mugabe passou de libertador a ditador. O Zimbabué é hoje um país sem liberdade, onde os partidos da oposição são perseguidos e a imprensa reprimida, muitas vezes à bomba. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, agora tornado público, o Zimbabué é actualmente o país com a expectativa de vida mais baixa do mundo. Trinta e sete anos para os homens e trinta e quatro para mulheres. E não foi há muito tempo que o Zimbabué tinha um dos mais elevados níveis de vida do continente africano e era considerado o celeiro da região. Foi só há 20 anos. Hoje é dos países mais pobres do mundo. Para a comunidade internacional o culpado por esta situação tem um nome: Mugabe. Só nos últimos sete anos, a economia do país afundou-se 40%, e a queda continua, até quando, ninguém sabe. O que todos sabem é que a recuperação do país e a sua integração na comunidade internacional, só será possível quando Mugabe for derrubado. terça-feira, 18 de abril de 2006
Zimbabué na idade das trevas
A 18 de Abril de 1980, a Rodésia mudava de mãos e de nome. A transição acontecia quinze anos depois da minoria branca ter declarado unilateralmente a independência. Foi a Robert Mugabe que coube a tarefa de reafirmar a sua independência, desta vez sob o nome de Zimbabué. Passados 26 anos, o país atravessa uma grave crise económica e alimentar, iniciada com a reforma agrária, que expropriou 4.500 fazendeiros brancos. Rapidamente Mugabe passou de libertador a ditador. O Zimbabué é hoje um país sem liberdade, onde os partidos da oposição são perseguidos e a imprensa reprimida, muitas vezes à bomba. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, agora tornado público, o Zimbabué é actualmente o país com a expectativa de vida mais baixa do mundo. Trinta e sete anos para os homens e trinta e quatro para mulheres. E não foi há muito tempo que o Zimbabué tinha um dos mais elevados níveis de vida do continente africano e era considerado o celeiro da região. Foi só há 20 anos. Hoje é dos países mais pobres do mundo. Para a comunidade internacional o culpado por esta situação tem um nome: Mugabe. Só nos últimos sete anos, a economia do país afundou-se 40%, e a queda continua, até quando, ninguém sabe. O que todos sabem é que a recuperação do país e a sua integração na comunidade internacional, só será possível quando Mugabe for derrubado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Mas o Mugabe nunca saírá, pelo menos a bem, porque sabe que terá de prestar contas. Pobre Zimbabué!
È um caso bicudo porque a maioria dos governantes da região apoiam Mugabe.
Mesmo sabendo que há pessoas a viverem à míngua e as fazendas expropriadas serem pertença de membros do governo e da familia do presidente.
Logo, a terra que antes era produtiva serve agora de vista panorâmica para as festas dos visitantes de fim de semana.
Enviar um comentário