


Fotos de Pedro Caldeira Rodrigues
Tlacotalpan, Veracruz, México. 2005
TLACOTALPAN
Estado de Veracruz. Em Tlacotalpan há visíveis focos de pobreza, desordenamento do território, mas paisagens e cores imprevisíveis, maravilhosas. Tlacotalpan é um enorme paraíso, com o seu rio Papaloapan, que corre em direcção ao Golfo do México abençoado pelos bandos de pássaros e pelas plantas de água em flor.
Tlacotalpan das pequenas tabernas, do”Compadrito”, do pequeno museu de Agustín Lara, que terá nascido nesta povoação mágica, das ruas longas e silenciosas, das cores da casas, do teatro Netzahcalcoyotl, das peixarias junto ao rio, das lojas de artefactos, dos mecânicos de bicicletas, dos barqueiros que transportam as gentes para a outra margem na grande Cuenca, a grande foz do rio. E ainda uma cerveja e uma sopa de marisco e peixe saboreados ao pôr do sol, numa esplanada estendida sobre o rio, no “El Mirador”. Tlacotalpan, prometo voltar a ver-te.
Pedro Caldeira Rodrigues
4 comentários:
A paisagem é agradável, até bela. Que pena as pessoas serem umas miseráveis! Ó tempo volta para trás! Tenho tanta pena dos pobres!
Não entendo este comentário... Pena dos pobres (dos feios,porcos e maus...) coitadinhos porque estragam a paisagem agradável, ATÉ bela?
Ó tempo volta para trás? Para onde?
Está tudo doido?
As pessoas fazem parte da paisagem, não são um adorno decorativo.
Tlacotalplan, ainda hei-de um dia conhecer-te!Amélia
Enviar um comentário