



Fotos de Pedro Caldeira Rodrigues
Mercado Jamaica, Cidade do México.2005
DISTRITO FEDERAL/CIDADE DO MÉXICO
As primeiras cores, os primeiros cheiros, os primeiros sabores, a primeira luz do México surgiram pela manhã no mercado Jamaica, na grande metrópole 18 milhões de habitantes, o Distrito Federal, a cidade que ferve. O mercado das flores em vésperas do Dia dos Mortos, Dia de Muertos… Às flores amarelas e vermelhas chamam-lhes Xempaxuchitl, cravos da Índia, e as suas pétalas enfeitam as casas onde se homenageiam “aqueles que partiram para outra dimensão”.
E há os bolos de açúcar ou chocolate em forma de caveira, para as crianças saborearem a vida, os tascos, os tacos, os sumos, as frutas. A batata doce, o milho e o feijão. E as pessoas, a cor da sua pele, os cabelos lisos de um negro profundo, os gestos humildes ao embrulhar as flores mágicas em grandes papéis pardos. Um espanto, uma surpresa, um delírio, esta América dos Índios.
Pedro Caldeira Rodrigues
6 comentários:
Hoje temos aqui a estreia do Pedro.
Um grande abraço para ele.
Para a Ivone, que tornou isso possível, um beijinho, também grande.
Porra! Que visão esquisita da Cidade do México.
Onde estão os grandes ícones do progresso/globalização-os Mcdonald's, as representações dos abençoados grupo financeiros, etc,etc...?
Gracias,Pedro, por conosco partilhares o que vais vendo de outros sítios e pessoas.
Para ti, um grande e solidário abraço.
Belo post, Pedro Caldeira! Bêjos...
Olá Pedro!
A Luta Continua!
OlhÓ Pedro! Olá. Gosto dessa de te encontrar por aqui ...mais uma lufada de ar fresco! a contar-nos a magia do México (neste caso uma lufada de ar quente, de vida e de muita muita cor). Abraço. Amélia
«Des amis, un flacon de vin, du loisir, un coin parmi les fleurs... je n’échangerai pas cette joie pour un monde, présent ou à venir.»
"Les Ghazels", Hafiz
(1320-1389)
Enviar um comentário