"Vietnam Napalm", Junho de 1972
Prémio Pulitzer
Fotógrafo Nick Ut / The Associated Press
Prémio Pulitzer
Fotógrafo Nick Ut / The Associated Press
*
Hoje é o primeiro dia de Junho. Para os pessimistas ainda faltam 213 dias para beber champanhe na passagem de ano, mas para a maioria dos mortais, este é o Dia Mundial da Criança. Os menos jovens, pensam continuar a alimentar a criança que “há em si”, uma forma poética de dizer “porra, estou a ficar velho”. Mas há outros que gostam das crianças fora de si. Quer dizer, mais ou menos. É o caso do holandês Ad van Denberg, pedófilo assumido, que defende a legalização de relações sexuais com crianças a partir dos 12 anos. Está a tentar formar um partido político, chamado, vejam bem, "Caridade, Diversidade e Liberdade", que tem na sombra uma cambada de tarados pedófilos. É caso para dizer: isto só na Holanda. Mas este é apenas um aspecto negro de um dia que tem tudo para ser positivo. Há que ter especial atenção com as crianças, se as tiver. Se não for caso disso, beba um copo à saúde da sua educadora de infância.
*
Mas o primeiro dia de Junho não se esgota aqui. Em 1890, o escritor Camilo Castelo Branco suicidava-se. Esta tristeza só foi compensada 36 anos depois, quando nasceu Marylin Monroe (1926), a maior diva de todos os tempos. Só mesmo ela conseguiu manter erecta e firme a libido de muitos, durante uns bons anitos. Ron Wood também gostava de Marylin. Por isso, o futuro guitarrista dos Faces e dos Rolling Stones também quis nascer neste dia (1947). Os Beatles não têm nada a ver com esta data, a não ser o gosto obsessivo pelo número um. Por isso, aproveitaram o primeiro dia de Junho para lançar o melhor álbum de música rock de sempre (1967). "Sgt.Peppers's Lonely Hearts Club Band" entrou em forma de rodela de vinil nas discotecas, depois de ter sido gravado em Abbey Road, durante 700 horas.
*
Quem não viu nada disto foi o compositor e pianista Viana da Mota, um dos últimos alunos de Liszt. Morreu em Lisboa (1948) talvez incomodado por ter sido nesta data (1942) que os nazis obrigaram todos os judeus a usarem a estrela amarela. Mas não ficou indiferente perante as exportações de volfrâmio que Salazar insistia em enviar para a Alemanha nazi. O fornecimento acabou quando a guerra estava a chegar ao fim (1944). Parvo é que ele não era. Mas a comunicação social acompanhou esta e outras histórias passo a passo. Talvez por isso é que as autoridades chinesas proibiram a imprensa estrangeira de entrar na Praça de Tiananmen (1989) e falar com os estudantes. Mas quem não abriu mão da presença dos jornalistas foi o Governo interino do Iraque, presidido por Iyad Allawi, quando tomou posse (2004).
*
Já José Mourinho esteve-se nas tintas para tudo isto. Assinou neste dia um contrato milionário com o Chelsea (2004), não se importando com o facto de Tony Blair ser um dos obreiros da guerra no Iraque. Quem previa que tudo isto iria acontecer foi Nelson Mandela, que entregou as rédeas do poder na África do Sul a Thabo Mbeki (1999). Nesta altura Mandela, malandreco, já andava embeiçado por Graça Machel. Mas ainda estava preso (1962) quando soube o que aconteceu ao ministro britânico da Defesa John Profumo, que teve de se demitir. Andava enrolado com uma "call-girl", que por sua vez se deitava com um funcionário da embaixada da RDA, em Londres (1963). Coisas do tempo da guerra fria. Hoje, 1 de Junho de 2006, o ocaso vai ocorrer perto das nove e a Lua está em fase crescente, o que é um bom sinal. Talvez por isso, Camilo Castelo Branco nos tenha deixado pensamentos como este: “O amor é uma luz que não deixa escurecer a vida”.

5 comentários:
Tantas efemerides para um só dia. Um belo post com coisas bonitas ( a Marylin) e outras que nos fazem pensar o pior possivel da espécie humana (Ad van Denberg).
Parabens pelo, como sempre, excelente texto.
um abraço
PS: Dos Beatles o album de que mais gosto é o branco.
Olindo
Marylins,são como os chapéus,há muitas. Olindas é que são pérolas raríssimas.
PS:Dos Beatles gosto de quase tudo,Obladi Oblada oblige.
Um abraço.
Belo texto!!!!
Percebes porque sou uma fã incondicional, mano? Beijinhos...
A Love Generation continua a gostar da vida.
O massacre de Tianamen foi há 17 anos e comemora-se, mais precisamente, a 4 do corrente mês. Hoje, o Libé. anuncia com antecdência o acontecimento e apresenta um dossier colossal.FAR
Enviar um comentário