sábado, 17 de março de 2007

China - O fim da ditadura do proletariado

"A Assembleia Nacional Popular (ANP) chinesa aprovou ontem por esmagadora maioria uma lei que consagra, pela primeira vez, os direitos da propriedade privada adquiridos de "modo legal e legítimo".

A nova lei, com 247 artigos, entrará em vigor a 1 de Outubro e estipula que a propriedade individual "não pode ser posta em causa por nenhuma entidade ou indivíduo". Votaram favoravelmente 2799 dos 3000 deputados, contabilizando-se 52 votos contra e 37 abstenções.

A aprovação de ontem em Pequim implicou uma revisão da Constituição, em Março de 2004, para consagrar o princípio de que a "propriedade privada individual é inviolável"
."
Diário de Notícias, 17/03/2007

1 comentário:

Anónimo disse...

O China com os seus "dois sistemas", caminha a passos muito largos, só para um. Notável é a maioria que aprovou, não oferecendo dúvidas a ninguém. Um marco importante na história daquele pais, cujo o timing não é alheio o facto dos principais investimentos infraestruturais que obrigaram o desalojamento brutal de muitos milhões de chineses, principalmente camponeses, estarem concluídos ou em fase disso, para além de vir legalizar muitas "situações de facto" que já exitiam naquele pais.