É a nossa diva preferida, mais do que Isabelle Huppert ou Dominique Sanda. Tem qualquer coisa de oriental, de bárbaro no olhar, exibe um porte de amazona e projecta os mais voluptuosos sinais dialécticos da luxúria carnal. (Via-a numa pausa na Feira da Ladra, em Lisboa, aquando da rodagem do filme na Arrábida do Manuel de Oliveira). É a grande deusa do cinema europeu, há mais de 40 anos. Parece que a idade não lhe passa pelo rosto, onde sobressai um sorriso gelado mas determinado."É uma mulher de instinto", assevera Paulo Branco neste texto sobre os 50 anos de cinema de C.Deneuve, publicado hoje no Le Monde, clicar aqui. Paris, a partir de Quarta-feira, 7 do corrente, vai mostrar na Cinemateca os cerca de 100 filmes onde rodou Deneuve.
Quem a viu magra e quase inefável nos filmes de Polanski ou Truffaut, ainda em vida de sua irmã, não pode deixar de gritar de espanto pela pose e soberba impecáveis de grande amante e embaixatriz de Yves Saint-Laurent, o marroquino andrógino que criou a casa de moda mais luxuosa do universo para os homens... do poder. Tinha dado o busto a Marianne, a estatueta que se encontra em todas as mairies de França; pela câmara de Marco Ferreri- A grande Farra-apaixonou-se por Marcello Mastroianni, in vero, e dá-lhe uma filha, parceira e confidente hoje.
Personagem mítica, mas ao mesmo tempo de uma naturalidade ímpar e frontal, Catherine Deneuve " blindou " sempre muito bem a sua vida íntima, ganhou todos os processos contra os os " chiens-de-guerre" dos fotógrafos-paparazzi e, recentemente narra o Le Monde, obrigou dois articulistas de alta voltagem do Tout-Paris mediático - Antoine de Baecque e Serge Toubiana - a realizarem sete grandes emendas num livro que tinham feito sobre François Truffaut, onde era ventilada a ruptura amorosa entre o realizador e a diva no final dos anos 60. "Nunca disse que era a Virgem Maria. É sempre muito perigoso ser considerada impecável ", revela... considerando-se uma extravagante "cigarra " com pouco dinheiro no banco.
FAR

Foto de Annie Leibovitz tirada daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário