segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Iniciativas "2+2=5"


Este vosso blogue leva a cabo, a partir do primeiro de Outubro, mais uma edição da ‘Universidade de Outono’. Uma designação algo pomposa para uma iniciativa pouco original. Assim como que a Universidade de Verão do PSD, mas sem laranjada.
A comunicação principal, a cargo de Gomes da Silva, versa o White Man Burden nas sociedades africanas pós-coloniais de língua portuguesa. Como subtemas destacaríamos “O ‘chapa’ nas visões do Inferno”, “A monetarização do lobolo” e, questão securitária muito actual, “Prisão pública, cárcere privado”.
A agenda, que está sendo finalizada serenamente e com celeridade, inclui diversos aspectos das liberdades. Embrulhados nos formatos mais acessíveis - “Justificação da Europa a Duas Velocidades: o Muro de Berlim Erguia-se Exactamente a 1,80 de Altura”; razão porque a maioria só descobriu a liberdade em 1989, sobejando, pois, os casos de nanismo irreversível e de estrabismo muito agravado - e nas formas mais ensandecidas.
Entre estas últimas chamamos a atenção para o segmento sobre a Teoria do Estado, em particular do estado de excepção, que é dizer da ditadura do proletariado como fase transicional do percurso que termina na sociedade sem Estado. Já estão vários oradores inscritos.
O tema que provavelmente vai agitar as hostes prende-se com a natureza do fenómeno ‘viggi’. Contrariamente às teses apócrifas e/ou mal intencionadas, o ‘viggismo’, pesem embora os seus aspectos de grupo fechado e vitalício, não é um bastardo do vigilantismo nem um epifenómeno da vadiagem. Antes foi, por um lado, um serviço de pronto-socorro na garantia das liberdades civis, sem as quais, arranhem-se jus naturalistas, não há direitos humanos, e, por outro, uma brigada de ‘first responders’, acorrendo às vítimas de acidentes de viação, do banditismo, da pequena ignorância e do grande cio.
Nos terrenos da abstracção, chamamos a atenção dos interessados para o último relatório do DEA sobre os perfis do consumo de drogas leves. Este tem diminuído significativamente, à excepção da faixa dos 50-59 anos. Curioso.
Finalmente, para que termine em concórdia e alegria esta nova edição da Universidade de Outono do “2+2=5”, será feita a antecipação do livro que abusivamente a revista “Time” garante Christopher Hitchens, ex-comuna de Oxford, ora na Vanity Fair, vai publicar na década do atentado contra as torres do WTC: “BUSH: A STUDY in GREATNESS”.

Nota: As sessões terão lugar no British Bar, de acordo com uma agenda errática. Já aconteceu que um tema vai agendado para o primeiro dia, não se cumpre, é transferido para o final do evento, e ninguém aparece. Não raro, os palestrantes esquecem-se do respectivo assunto, substituem ou declinam, de todo. Por outro lado, o espaço disponível é muito limitado. Mas não esmoreçam. Se não conseguirem assento, que é o mais natural, aglomerem-se no exterior do British, pois, está sempre alguém a levantar-se e ir até à rua. Podem aproveitar e perguntar o que se passa lá dentro.

JSP


Foto tirada do "Oficina das Ideias" a quem agradecemos. Aproveitamos para recomendar, no mesmo blogue, a leitura deste texto sobre o British Bar

4 comentários:

Anónimo disse...

Que regresse em bem o Comandante Viggi.

Lanço um tema para agendar desde já ou, quiçá, sobeije para o final do evento bombástico de Outubro.

Pois bem, aqui fica:
Almoçarada de Boas-vindas ou então um "até musuko" ao Nino em minha casa na Bemposta.

Abreijos,

Anónimo disse...

Patrão. A Bemposta é aonde? Bucelas?

Anónimo disse...

Eu estou aí!!!!

Anónimo disse...

Beijocas gordas para ti Chita.
Bemposta fica na freguesia de Bucelas e o acesso é fácil. Esperemos que faça um dia fantástico para que possamos estar cá fora no quintal, caso contrário, a casa dá para todos.
É um espaço agradável, as vinhas e a envolvente é de cariz campestre, é agradável.
Agendem isso e combinamos as cenas mais pormenorizadamente.
Abreijos,