quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Um Portugal fracturado

Mesmo dando de barato que urge actualizar as listas eleitorais, olhando para o mapa com os resultados do referendo resulta claro para qualquer um que temos um país dividido.
De um lado, - a Norte - o reino do obscurantismo; o Portugal atávico, parolo, beato e de um conservadorismo ainda com cheiro a século XIX. O Portugal atrasado, da ruralidade mais boçal, do conformismo e da recusa forte a abrir os olhos a novas realidades.
Obviamente que uma consulta deste tipo destapa questões maníqueistas. A Sul também tivemos, claro, a expressão deste Portugal atrasado e boçal, a esgrimir argumentos que são, no mínimo, desonestos.
Da Madeira não falo. Dos Açores rio-me.
Este Portugal é uma freguesia que confunde tudo: no dia das eleições não vota porque entende, desse modo, protestar contra algo que não faz parte da matéria em apreciação; usa argumentos descabidos; tem donos muito antigos a quem se dão ouvidos.
«O País perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos e os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido, nem instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não existe nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ja não se crê na honestidade dos homens públicos. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos vão abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. (...) O tédio invadiu as almas. (...) De resto a ignorância pesa sobre o povo como um nevoeiro. A intriga política alastra-se por sobre a sonolência enfastiada do País. (...) Não é uma existência, é uma expiação. »
Não se trata de um retrato actual. É Portugal, sim, mas na visão de Eça de Queiroz e de Ramalho Ortigão, no Prefácio de "As Farpas" - 1871.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ena pai! quem nao concorda comigo e "atavico, parolo, beato" e conservador "com cheiro a seculo XiX" ou entao "atrasado ".
Ah como eh bom ser esclarecido, moderno com cheiro a seculo XXI e avancado...
Como eh bom ter a certeza do que se eh correcto, avancado e esclarecido ao contrario dos outros parolos e atrasados. Ah como eh bom acordar todos os dias ah magnificencia de se ser inteligente ao contrario dos parolos...burros conservadores.