quinta-feira, 22 de maio de 2008

Eduardo Prado Coelho: a visão política do Mundo

" Para Milner, a palavra Revolução designa a ideia de uma conjunção entre os gestos de rebelião e a actividade do pensamento, ambos levados ao extremo . Isto desenha um mundo cujo princípio de visibilidade reside na política. A palavra " política " abandona o seu sentido clássico( teoria dos agrupamentos e da governabilidade) para passar a indicar uma teoria da conjunção rebelião/ pensamento, que vai funcionar, sobretudo para artistas e intelectuais, como pólo de atracção absorvente e exclusivo.

" Qual o primeiro axioma desta visão política do Mundo? O seguinte: um pensamento tem sempre efeitos materiais. E o segundo axioma? Este: o único efeito material verdadeiramente digno desse nome é o da rebelião. Para Milner, esta ideia de Revolução vai articular-se com os princípios inerentes ao universo de Galileu: se o universo não admite exterior, os efeitos materiais só podem ter causas materiais, e portanto a efectividade do pensamento, a sua capacidade de produzir efeitos, só pode vir de uma força material que lhe seja interna. Esta força é a Rebelião. Marx virá apenas matematizar a teoria, definindo os princípios matemáticos da conjunção.

" No registo da conjunção, a política é a ética e a ética é a política. As doutrinas recentes trouxeram a este dispositivo duas inovações; se só há ética pela política, então só há ética através da rebelião; e por outro lado só há máximo enquanto máximo infinito. Assim, " os máximos do pensamento e da acção são infinitos.O nome desse infinito através do qual a conjunção se realiza é a liberdade ".

In E.P. Coelho," Tudo o que não escrevi" , vol.II. Edit. Asa.( Sobre um livro admirável de Jean-Claude Milner, filósofo e linguista, " Constat"( editions Verdier, a dos sartreanos…)

FAR

Sem comentários: