segunda-feira, 2 de junho de 2008

Audácia e Fair-play(1)


Notas esparsas para tentar definir um tempo de reflexão para accionar a indispensável mutação estrutural de uma realidade dividida, equívoca e desigualitária onde os patrões " como não podem pagar mais, devem desaparecer " para que a verdadeira vida, o sublime da ética e da responsabilidade, não se deixem nunca jugular.

1. " A revolução social não exclui de forma alguma a revolução política. Pelo contrário, ela implica-a , necessariamente, imprimindo-lhe uma tonalidade diferente, o da emancipação real do jugo do Estado pelo povo. Uma vez que todas as instituições e todas as autoridades políticas não foram criadas, em definitivo, senão para proteger e garantir os privilégios económicos das classes possidentes e exploradoras contra as revoltas do proletariado, torna-se claro que a revolução social deverá destruir essas instituições e essas autoridades, não antes, nem depois, mas ao mesmo tempo que levará a sua acção pela libertação dos fundamentos económicos da escravatura do povo…

" A revolução política, contemporânea e realmente inseparável da revolução social, de que será a expressão ou a manifestação negativa, deixará de ser uma transformação, mas sim, será uma liquidação grandiosa do Estado "( M. Bakounine. Obras Completas. IV).

2. " O que é em suma o poder dos Conselhos Operários? A dissolução de todo o poder a ele exterior; a democracia directa e total; a unificação prática da decisão e da execução ; o delegado substituível a todo o instante pelos seus eleitores ; a abolição da hierarquia e das especializações independentes; a gestão e a transformação conscientes de todas as condições da vida libertada ; a participação criativa permanente das massas; a extensão e a coordenação internacionalistas ".
G-E-Debord.IS-Conjunto.

3. " Toda a sociedade capitalista moderna é dividida por uma contradição fundamental que deriva das suas duas classes opostas. A exploração dos trabalhadores por uma minoria desencadeia constantemente uma oposição irredutível de interesses entre as duas classes. A gestão da produção e da sociedade por essa mesma minoria suscita, qualquer que seja o tipo de regime, uma anarquia e uma irracionalidade permanentes.O fundamento do capitalismo é portanto posto em questão permanentemente, quer pela luta aberta ou disfarçada dos homens contra a estrutura social, quer pela reserva, apatia, indiferença face a todos os domínios que deveriam incarnar a vida social, como a empresa, o associativismo, os partidos políticos, o sistema de governo. O sistema capitalista vê-se enrolado numa crise sem fim porque, em vez de integrar os homens na sociedade, ele força-os constantemente, e concomitantemente, a lutar contra a organização social dominadora e dominante ou a ficarem isolados, " privatizados", que os burocratas ajudam a reforçar por seu lado ".
DC-Bendit, O Esquerdismo, remédio para a doença senil do comunismo . Le Seuil Éditions. 2008.Paris.
FAR

17 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde!
Antes demais parabéns pelo site!
Convido-o agora a ver a agenda semanal d'A Mesa Redonda:

Segunda-Feira: Análise exaustiva à época do Benfica, bem como análise individual a cada um dos jogadores, bem como a sua permanência.

Terça-Feira: Análise à nova equipa técnica do Benfica e pequena visão sobre a nova época.

Quarta-Feira: Análise e comentário à decisão da Uefa sobre a participação ou não do FC Porto na Liga dos Campeões.

Quinta-Feira: Apresentação da cobertura do Euro 2008 pel'A Mesa Redonda.

Sexta-Feira: Fecho da sondagem sobre o onze inicial de Portugal, minha análise e comentários à mesma.

Visitem:

http://amesaredonda.blogspot.com/

E toda a actualidade desportiva também em:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Anónimo disse...

Audácia e Fair-play(1)

O (1) faz-me temer o pior!
ass: um adepto do movimento "Os anónimos unidos jamais serão vencidos"

Anónimo disse...

Os anónimos são heterónimos de um cobarde que assina J.Guittar99 no Blogue Estrada Poeirenta! Como é um mediocre e perdeu todas as polémicas que teve comigo, anda agora, segundo os métodos de Goebbels e Hitler tentando confundir os incautos. É um verdadeiro AUXILIAR DO MAL, como dizia Karl Kraus, que confunde miserávelmente as questões e inverte ardilosamente tudo o que tenta mascarar! FAR

Ivone Ralha disse...

Armando:
É odienta esta acusação ao J.Guittar99. Um anónimo é um anónimo e eu até sei quem são alguns dos anónimos que comentam aqui, e tu também. E não é o dito. Podias conversar com o teu amigo FAR sobre o assunto, ele provavelmente escutar-te-á.
Beijos

Anónimo disse...

Queira S. Karl Marx que esteja enganado...E esboçarei formalmente pedido de Desculpas. Mas, como conheço bem os hábitos da depravação moral e ética da Lisboa actual, não quero acreditar numa segunda hipótese, que já alvitrei ao Armando. As pessoas se querem discutir, e se o sabem fazer, apresentam as suas razões, evitam a funalização e contrapõem argumentos. Agora slogans, fobias, alucinações só resultam neste potlach de maus sentimentos e cerviz curvada a Goebbels e Hitler! FAR

Anónimo disse...

mas que raio de fixação é essa com o Goebbels e Hitler?
não sabe, o amigo FAR, que não deve invocar o nome de deus em vão?!
e afinal, quem é esse johnny guitar? só conheço o do filme
ass:james bond

Anónimo disse...

armandinho, FALA com o FAR senão o homem ainda tem um ataque de nervos
nós, ao contrário de ti, não nos estamos a cagar, estamos com o FAR (pelos cabelos...)!
avanti!

Anónimo disse...

E esboçarei formalmente pedido de Desculpas
Esboçar não chega. Vais ter que, por penitência, ler as obras completas de Marx/Engels... em alemão
senão vais comer... pó (de estrada poeirenta, topas?)
Ass: um amigo do armando

Anónimo disse...

É odienta esta acusação ao J.Guittar99.

Ivone, também tu?!!!

Anónimo disse...

Ninguém mais quer participar?
ass: outra vez o amigo do armando

Anónimo disse...

para que a verdadeira vida, o sublime da ética e da responsabilidade, não se deixem nunca jugular

FAR, quem te jugulava era eu!
Vai uma aposta?

Anónimo disse...

FAR: revês-te nessas citações? Se sim, somos mais do que eu pensava.

Anónimo disse...

Parece que o PIOR acontece: o " inimigo " cava no interior do próprio Blogue.Como só não sabe que sabe muito pouco, ataca a cobertoanonimato, numa autêntica manobra de POLITICA DE TERRA QUEIMADA. O pior é que, no circulo do Blogue, o conjunto de assinaturas é muito pequeno e facilmente se detectará o traidor que usa os estigmas Horríveis de Goebbels e Hitler, funalizando as questões e desvirtuando o meritório esforço de quem acredita que é possível mudar o Mundo. A ver vamos! Quandoa sra D. Ivone veio alarmada a terreiro protestar pela idoneidade do J Guitar99, o energúmeno sentiu-se acossado e dispara soez e brutalmente- não nos esqueçamos que é em Portugal que reside, o Desgraçado-e tenta levantar poeira para esconder o inconfessável Crime de Traição. Claro que, à boa maneira SITU., ISTO VAI TUDO PARA A PRACA PÚBLICA. Como exemplo de uma acção concreta paradesmistificar um rato de esgoto que passa o melhor do seu tempo a acender velas ao hitlerzinho que lhe corre nas veias...FAR

Anónimo disse...

Tárique e Góis não desertem e preparem as armas da crítica, ok? Conto com a vossa honestidade. FAR

Anónimo disse...

Finalmente vejo aqui alguém a fazer justiça a quem é acusado sem sequer saber que o é! Muito bem, Ivone! É assim mesmo! Uma ANÓNIMA!

Anónimo disse...

desvirtuando o meritório esforço de quem acredita que é possível mudar o Mundo

Mudar o mundo talvez seja possível, mas o FAR? Isso é que eu gostava de ver...

ass: pela estrada poeirenta, eu vou, eu vou, eu vou

Anónimo disse...

Diz o Tárique: Se sim, somos mais do que eu pensava.

É a multiplicação dos peixes, senhoras e senhores. Preparem-se e comprem um escafrando...

Ass: FAR TARIQUE GOIS, ao vosso dispor