O recurso ao anonimato mal-intencionado nos blogues portugueses tem sido pouco frequente * e «não é garantia de impunidade», disse Leonel Vicente, estudioso da blogosfera portuguesa, citado pela Lusa.
«Quando há injúrias e difamação, há meios de chegar às pessoas. O anonimato não é garantia de impunidade», salientou o autor de «Memória Virtual», um dos oradores convidados do debate «Falar de blogues temáticos».
«Quando há injúrias e difamação, há meios de chegar às pessoas. O anonimato não é garantia de impunidade», salientou o autor de «Memória Virtual», um dos oradores convidados do debate «Falar de blogues temáticos».
Ler o resto da notícia aqui.
* - Excepto no 2+2=5, claro
20 comentários:
A Internet foi difundida, entre o povinho, por ser um meio fácil de controlar as pessoas. Se não tivesse esta útil aplicação, (policial), nunca teria saído do seu uso militar.
"Bolas! Querem ver que há novidade?"
Foi isto, mais ou menos, o que pensei quando li o seu post. Fui ver: 15 de Março de 2007.
Ah, bem.
Utiliza o technocrati ou outra ferramenta do género para descobrir o IP dos trolls ( eu uso o www.statcounter.com )
e depois usa esta para os banir:
http://toolator.com/ban/
Eu uso-a no meu blogue para manter trolls e bots à distância. O mais giro é que muitas vezes é possível saber-se de que lugar o vândalo está a atacar. E quando é uma universidade ou um local de trabalho, pode enviar-se um emailzinho para os responsáveis.
Isto está a ficar bonito: "E quando é uma universidade ou um local de trabalho, pode enviar-se um emailzinho para os responsáveis."
Este comportamento "assinado" é pior que todos os dos anónimos que consegui ler neste blog. Tristeza! Ao que chegámos.
Abaixo os posts assinados! Vivam os anónimos! Abaixos os IPs! Vivam as estradas secundárias, poeirentas ou não... FAR
Só existe uma maneira de acabar com os anónimos: todos os membros do Blogue participarem, claro.Até para os tiros de imbecilidade serem mais alargados no seu âmbito, peze o humor negro desta tirada. Agora mandar postas de pescada...sem arriscar nada, não vale. Boa intervenção do Tarique, a mostrar que avança no bom caminho. FAR
Obrigado Tarique, mas eu já estava a usar as ferramentas que indicaste.
Para dizer a verdade, eu até já tenho umas conclusões bem engraçadas para contar ao Armando amanhã.
E já agora, este post, como alguns comentários anteriores que coloquei, foram um isco para os peixinhos morderem. Morderam.
Ou muito me engano ou em breve esta saga vai acabar, e sem que seja necessário moderar comentários, ou inibir anónimos de comentarem.
Será(ão) o(s) próprio(s) anónimo(s) a, mais ou menos livremente, abandonarem o barco.
Os anónimos,ou sejam, os ratos... ,costumam abandonar o barco antes do naufrágio.
Então é assim tão fácil roubar o IP? Isto é pior do que eu pensava. Onde o meu já vai, porra!
Cheque-mate? Morri... que pena, estava animado. Terei que procurar os outros anónimos no reino dos céus, onde espero os IP sejam mais voláteis. Por mim, que morri, este lugar ficará a zeros nos comentários. Não sei se era o ultimo sobrevivente... E o FAR, meu Deus, as saudades que vou ter!
Ivone: se alguém vem para o meu blogue vandalizar, fazer ameaças, etc., eu reservo-me ao direito de auto-defesa. E até de contra-ataque. Um certo visitante anónimo fazia ataques constantes ao meu site através do computador de uma universidade. Não podendo ir lá pessoalmente e dar-lhe dois estalos, defendi-me como podia,enviando um email aos serviços do laboratório dessa univ explicando o que estava a acontecer. É triste? Talvez na sua escala de valores.
Tárique, quem és tu neste blog? Fui ver lá à ficha técnica no topo, bem sei que desactualizada, e não te vi... O teu blog e tu são uma coisa, este blog é outra coisa. Eu não quero o meu nome no cabeçalho dum blog, mesmo louco, mesmo que eu não participe, que se comporte assim, enviando mails de denúncia. Pelo que sei de blogs tens a alternativa de fechar os comentários ou pedir o registo de quem palpita. Se é aberto, é aberto. Podes ficar ofendido, ou levar para a brincadeira, consoante os contextos o o sentido de humor. Diz a sabedoria popular que quem anda à chuva molha-se.
O acto mais criminoso dos que aqui se passam é mesmo esse, bufar aos chefinhos. Na minha opinião.
E não converso mais contigo, não gosto de bufos.
Os que o sabem fazer, que
investiguem e ponham aqui
no blog, (se quiserem!) para todos vermos, as origens dos comentários
inocuos e insultuosos que
alguns anónimos fazem.
Quem provoca merda tem que
aguentar o cheiro e fazer
queixinhas é bufaria.
Por falar em fedor, acho que esta controvérsia já cheira mal. Cada uma das partes já disse o que achava, e não poderá senão repetir-se. Não seria possível passarmos adiante?
A cena está a desanuviar, meus caros. Mas existem algumas questões nucleares que não podem ser escamoteadas. Ataques na Praça Pública implicam ajuste de contas-polémica- no mesmo espaço. Só deste modo se pratica a Democracia.Fugir a bastidores, a compadrios, a pés-de-salsa onde se aliam na escuridão os senhores da Hora, algozes e vampiros que se erguem nas nossas costas.Para nos tramarem e para nos iludirem. A História está cheia destes cenários; e a do Quotidiano também, como todos devemos estar conscientes. Como somos constitucionalmente protegidos pelo Regime Democrático, urge resolver todos os diferendos - políticos, culturais, ideológicos, de opinião- à Luz Crua e Nua do quotidiano. A bufaria só existe quando os julgamentos se fazem nos esconsos mal iluninados da Realidade, onde os pescadores de águas-turvas tentam usufruir de vãs vantagens para alcançar( ou usufruir...) de uma regalia que deve associar tudo e todos! Portanto, este ponto de ordem é muito importante. Do meu ponto de vista e restitui todo o Poder Aos Sovietes bloguistas, se mo permitem. FAR
uai, já são 3 os autores deste blogue que não me curtem (se bem que se calhar o andré já me perdoou ter chamado "perspectiva burguesa" a um seu relato).
a ivone equivale eu pedir ao gestor de um sistema de computadores que tome medidas para que os ataques que partem desse sistema acabem, às atitudes dos barbeiros que se chibavam de assuntos de terceiros à pide. não sei se está a dramatizar os meus actos ou a menorizar os dos bufos. se calhar nem vou saber porque decidiu deixar de falar comigo.
abraços e beijinhos, que eu nem percebo bem o que é que se passa, nestas caixas de comentários, muito menos vim aqui para fazer inimigos. só quis ajudar.
A cena está a desanuviar, meus caros.
Nem tu sabes o temporal que aí vem! Os IPs parecem que apontam directamente para o Pentágono. Os gajos andam à tua procura...
Portanto, este ponto de ordem é muito importante.
Macacos me mordam se eu percebi qual era o ponto de ordem!
assusto-me: devo tirar o meu IP-retrato? destoo? ou é apenas coisa de betinho?
Este blogue vai continuar a viver com as regras que sempre teve. A caixa de comentários é aberta por decisão de quem publica. Assim continuará a ser. Não tenho pachorra, nem vocação, para rastrear IPS.
Agradeço as intervenções da gente da casa. Mais agradeço as contribuições dos bloggers Táxi Pluvioso, jpg, Tárique e Carlos Gil.
Abraço
Enviar um comentário