Gore Vidal tem 82 anos e publica esta semana mais um livro de Ensaios. Por tudo isso respondeu às questões, tipo queima-roupa, da famosa Deborah Solomon, do NY Times Magazine, neste passado fim de semana.. Vidal diz com desassombro que não consegue nomear três bons críticos literários com actividade nos jornais norte-americanos. E pontua que ouviu falar de grandes críticos escondidos no meio universitário-USA, mas que não publicam textos no NY Times…Era piada para a Deborah, diria o nosso amigo Jota Esse Erre, com certeza.
" Eu nunca fui muito bem tratado pela crítica- como aconteceu com tantos outros nos USA- como Obama gosta de referir ", frisa. Apoia o democrata escolhido, pois. E ataca McCain dizendo que " inventou a história " de ter sido prisioneiro no Vietname.
Do campo literário, Vidal destaca a obra do italiano Italo Calvino como o super-sumos da sua geração." Calvino fez o que muitos poucos escritores conseguiram realizar: descreveu mundos imaginários com a máxima da precisão e beleza ", relembra Deborah esta sequência de um ensaio do entrevistado. " Penso que foi o maior escritor da minha geração , refere Vidal.
Interrogado sobre outros romancistas , nomeadamente norte-americanos, Vidal diz que " não pensa em nenhum em especial ". Então e Mailer ou Roth?, questiona Deborah. " Oh, querida, não vamos entrar nessa charla do mais ou menos, agora ". " Admiro Roth , diz Deborah- porque nunca foi auto-convencido. " Ele também não tinha razões para isso. É um bom escritor de banda desenhada", ripostou Vidal.
FAR
15 comentários:
O Gore Vidal é um idiota como o Norman Mailer bem sabia
parece que a censura abrandou...
Toda a gente gosta de mandar postas de pescada, por isso há tanto crítico em Portugal. Oremos! Que o Papa restituiu a comunhão de joelhos.
ACL: O NY Times Magazine apelida Gore de Leão. V. Ecia diz que ele é idiota...E não nos explica porque realiza tamanha ofensa.FAR
Companheiro anónimo, a censura abrandou, porque matou... que graça tem isto agora? O NY Times Magazine (com direito a aparte do nome por extenso) versus ACL (sem direito a nenhuma parte do nome por extenso...), que não sei porquê ainda se cansa a tentar explicar alguma coisa ao "inominável"!
Baldemo-nos daqui para outras bandas!
Quem fala assim, não é gago.
Por aonde anda o Tesourinha?
Hello, Ana Cristina: Andei a pesquisar. Efectivamente, Gore e Mailer tiveram problemas por causa do livro de Mailer, O Prisioneiro do Sexo, e das reacções de Kate Millet e seu bando de feministas. Mas, isso foi há muito tempo. Nos anos 70. Fizeram as pazes em 1985. E Mailer considerava Gore um sofisticado e extraordinário crítico... Gostaria, pois, de saber onde Mailer acusa Gore de idiota.Agradeço que me diga, sem problemas de espécie nenhuma, claro. Salut! FAR
V. Ecia, oh FAR, é que é um grandessíssimo idiota!
Nota: Tás aqui tás a levar com um
POEMA AO FAR
FAR, que é feito do Hitler e dos filhos do Goobells e de Estaline?
«Baldemo-nos daqui para outras bandas!»
Não te baldas nada, anónimo, isto para ti é como a heroina.
Fala-se dos filhos do Goobells e de Estaline e logo aparece o enteado, o sr. administrador
(e eu não sou o anónimo que se quer baldar...)
Avé Maria, cheia cheia de graça...
quem é a Maria? De onde é o IP dela? De Fátima?
Vai ser julgada no Tribunal Eclesiástico?
Enviar um comentário