terça-feira, 3 de abril de 2012

The End

Quem segue este blogue, e sei que são alguns, não pôde deixar de reparar na ausência de produção destas últimas semanas. A verdade é que outros afazeres, projectos que temos em mãos, e também, confessemo-lo, algum desinteresse, acabam por tornar inevitável esta decisão: está na hora de terminar.
É certo que não é a primeira vez que isto acontece; mas quer-me parecer que agora será mesmo de vez. Por isso, apetece-me fazer um balanço, já saudoso e de lagriminha ao canto do olho, sobre esta aventura que começou no verão do já distante 2005, depois de umas conversas alcoolizadas no Cais do Sodré, entre mim, o Armando Rocheteau, o João Carapinha, meu pai, e o Luis Palácios: "Vamos fazer um blogue"!
No princípio foi a extraordinária sinergia entre este que humildemente vos escreve, com as suas divagações político-teóricas, o Armando e as suas embirrações, o António Oliveira sempre em cima da agenda, o talento da Ivone Ralha, discussões infindáveis na caixa de comentários que terminavam tantas vezes em jantares regados na Palhota, um estranho Frade de Alvalade, os "Diálogos do Cais do Sodré" com o nosso saudoso TZA, o não menos saudoso Zé Maria que era mais que um comentador. Para mim, os melhores momentos do blogue.
Mais tarde, o Fernando Almeida Ribeiro, esse nosso inesquecível FAR, a teoria político-literária a entrar a mata-cavalos, artigos traduzidos de todas as revistas burguesas em modus operandi revolucionário-Castoriadis; os movimentos anti e pró-FAR; as primeiras chatices a sério, e as primeiras dissidências. Foi divertido, mas também deixou marcas, ou isto de ter um blogue eram só coisas boas? Também a Gabriela e a melancolia, o Fernando Rebelo e a poesia, o Pinto Sá a chatear o Guebuza (engraçado isso de ter visitas da secreta moçambicana), o Manuel Neves a arrumar os "liberais". Eramos um grupo giro e heterodoxo, mas a separação era inevitável, como naqueles amores demasiado intensos.
Depois, as magníficas colaborações do Fernando Mora Ramos, do Jota Esse Erre, do JSP. Gente que sabe escrever, e que o fez, orgulho-me tanto disso, aqui no 2+2=5.
Também por aqui andou uma mosca na sopa. Há coisas que eu não perdoo, e nunca perdoarei. Essa é uma delas. Foi a fase da peixeirada, a única da qual não guardo saudades, mas aprende-se com tudo. Ao menos serviu para testar os meus limites, sei que demasiadas vezes perdi as estribeiras. Aprendi com isso.
Nesta última fase, os resistentes Maturino, Santimano, João de Azevedo; o Luiz Inácio verrinoso; a Laura Nadar e o seu extraordinário olho para a imagem; dois óptimos bloggers em potência, cuja aventura terminará talvez cedo demais: o António Bizarro e o Tiago Sousa.
Todos os outros, os que estão ali, na coluna da direita, mas não foram mencionados neste post, foram também autores de momentos magníficos que fizeram o blogue (mesmo a mosca na sopa, pronto, antes de se tornar mosca na sopa). Perdoem-me se não os destaquei aqui, mas não podia falar de todos, não é?
Um balanço? Como disse uma vez o Armando numa das suas despedidas, fiz amigos e perdi amigos (felizmente fiz muitos mais do que os que perdi). Escrevi muito, desenvolvi-me muito na escrita, refinei muitas ideias, evoluí intelectualmente e como pessoa, aprendi sobretudo muito; foi, em 99% dos momentos, um grande, grande, prazer. Mesmo os outros 1% valeram a pena.
Até sempre camaradas!

14 comentários:

Anónimo disse...

Vão deixar saudades... Pelo menos a mim!

Anónimo disse...

Fui leitor do vosso blog, nem sempre regular. Lamento mas percebo a decisão. Belo e comovente post de despedida! Abraços André!
B.

Anónimo disse...

Até no último post este padreca moraliza. Deixo-lhe aqui um bom conselho. Que deixe o álcool. E já agora acrescento mais um, que se deixe de armar em adolescente retardado, e, não mais poete, cante, toque e escreva.
Dedique-se às couves, que para o resto não tem engenho, nem arte.

André Carapinha disse...

Adeus, mosca na sopa!

Anónimo disse...

Ciao retarded darling.

Anónimo disse...

André, não ligues a gente dessa, quem lhes dera ter um bocadinho do teu nível. Boa sorte para tudo, espero ver te a escrever aí em outros sítios.
Joana

André Carapinha disse...

Obrigado, Joana. Não me parece que isso vá suceder nos próximos tempos, mas nunca se sabe...

Luiz Inácio disse...

Até breve, camarada!

Táxi Pluvioso disse...

Então agora que Portugal, bom aluno, voltará aos mercados, é que acaba? em 2013, setembro, haverá dinheiro para blogs e lagosta.

Anónimo disse...

Caríssimo André: Não seria melhor o colectivo discutir a decisão de encerramento? Ou isso foi realizado e não foi tornado explicito no teu anúncio? De qualquer das formas, há direitos de propriedade, estás a ver? Pelo menos, ética e moralmente...Tens malta para tomar e qualificar o testemunho:Bizarro,odeusdamáquina, o Manuel Neves, a Laura Nadar, que sei eu. Um abraço, FAR

André Carapinha disse...

Caro FAR: a decisão foi discutida entre os membros activos do blogue, e foi consensual. Abraço

António Oliveira disse...

André, é uma pena que acabe o 2+2=5.

Mesmo sem fazer comentários, não deixava de o visitar.

A minha preguiça e uma maleita que entretanto se atravessou na minha vida quebrou o ritmo da escrita, tanto em termos profissionais como nestas aventuras, que tiveram momentos maravilhosos.

Esta decisão é definitiva ou há alguma margem para um começar de novo?

O que é bom nem sempre tem de acabar... e o 2+2=5 é um blogue de qualidade reconhecida.

Abraços do norte

António Pita de Oliveira

André Carapinha disse...

Ora boas, António!

Sim, desta vez é sem dúvida para acabar. O tempo disto esgotou-se, a meu ver. Pode ser que se faça uma outra coisa qualquer, ou não. Ficam os bons tempos, como referes. Aquele arranque entre nós (eu, tu e o Armando) foi de facto inesquecível.

Soube da tua maleita, espero que estejas a recuperar bem.

Abraço

Portugal Bipolar disse...

Até Sempre!