Repristinar é saber usar da contenção.
Muito ganha quem se repristina.
Não há mais sabedoria que aquela que se encontra contida na repristinação.
Repristinai-vos, pois, aqueles de vós que conheceis o significado e as graças que advêm da prática da repristinação.
Nação que vai adiante é a que usa da repristinação.
Quanto mais nos repristinarmos maior serão os índices do Sucesso.
Singra a Nação que repristina.
Repristinemos, pois.
Orate fratres
3 comentários:
Repristinar é um termo que talvez se oponha a jiboiar, que "africanamente" siginifica fazer a digestão dos instantes da vida a um ritmo próprio, estar bem consigo e com os outros todos, saber viver em alteridade, em esbanjamento de si prórpio na dádiva... na contenção imprudente, a humanidade não é considerada!! Repristinar deve ser isso... não haver olhar de volta!
bjs, sem repristinação alguma!!
Olha que não, minha querida, olha que não...
Uma consulta mais demorada ao dicionário de Latim fez-me arrepios. Só encontro o étimo em: «reprimo, is, ere, pressi, pressum, v.tr. Fazer recuar, deter, reter, impedir de avançar (...). (Fig.) reprimir, repelir, conter, impelir (...)». 'Jiboiar' encontrei, pela primeira vez, em Jorge Amado, nos "Subterrâneos da Liberdade" e era atributo de uma personagem que se revela nojenta (ou não...) no desenrolar da narrativa. De qualquer forma, esta repristinação não augura nada de bom.
Bj.
Acho que não me fiz entender.
Compreendi o significado arrepiante de repristinar.
Mas "jiboiar", na linguagem angolana, não tem geralmente uma conotação sombria. De qualquer modo, desconheço essa personagem no mundo literário de Jorge Amado, receio não ter lido essa sua obra.
bjs
Enviar um comentário